Pages

25 de set. de 2012

Psicologia alimentar

Imagem: Melhores Tirinhas
Sessãozinha básica com a "psiconline" ontem. Acordei hoje com novo ânimo e desejo de mudança. De toda a conversa, surgiu a ideia de espalhar por aí "bilhetinhos" e "lembretes" do que eu já sei, mas ainda não incorporei. Ei-los:

  • Estou com fome?
  • O que quero comer?
  • Preciso comer isso?
  • Coma devagar.
  • Saboreie.
  • Está satisfeita? Pare!
  • A comida não vai sumir da face da terra!
Isso é para lembrar que devemos esperar a fome para então comer. Está com fome? Ótimo! O que você quer comer, então? Uma fruta? Um biscoito? Um arroz? Uma salada? Um doce? Tudo bem, a gente pode comer de tudo, o que importa mesmo é a quantidade - no fim das contas, tudo se resume à matemática. É claro que a qualidade dos alimentos também conta, mas não se martirize se der vontade de um chocolatezinho. Não precisa comer tudo de uma vez: afinal, a comida não vai sumir da face da terra!

Bom, continuando: estou com fome e quero comer bolo. Ok, mas preciso comer este bolo? Não tenho mais nenhuma opção? Bom, pensando bem, vou guardar o bolo pra mais tarde / ou: até tenho, mas no momento estou com uma vontade louca de comer bolo. Ok. Começo a comer meu bolo devagar, saboreando, prestando atenção ao sabor, à textura... 

Opa! Satisfeita? Pare! "Mas ainda não acabei..." (pensa a gorda). Não tem problema: você pode terminar mais tarde, ou mesmo jogar fora (antes no lixo de casa do que no seu corpo, bem!). Não precisa se desesperar: a comida não vai sumir da face da terra! Você pode comprar outro depois, pode fazer/cozinhar...

Então é isso. Simples e complicado ao mesmo tempo. Porque mudar cabeça de gorda não é fácil, é um processo leeento...

Hoje já consegui uma vitória. Ganhei um pedaço de bolo de um colega aqui no serviço. Pensei todas as perguntas, e decidi que não tinha que comer aquela hora, pois não estava com fome, tinha acabado de tomar o café da manhã. Guardei e depois comi como lanche da manhã - era só 1/2 fatia mesmo...

Depois conto o saldo pra vocês.
Inté!

4 comentários:

  1. Olha, esse seu post é animador! Gostei muito.

    Eu também tenho esses pensamentos todos, e quer saber? acho que vou fazer esses bilhetinhos para mim também <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É uma boa ideia mesmo! A gente é muito imediatista, só pensamos no prazer momentâneo que um Big Mac pode dar e não como aquele alimento faz mal para a saúde e como ele engorda. Eu não como muitas frutas, legumes e verduras, preciso mudar isso com urgência. Tenho 33 anos e o tempo não para. Eu quero muito perder 10 kg e ficar com 65kg. Magra e gostosa!

    ResponderExcluir
  3. A esperança nunca morre!!! kakakakaka

    ResponderExcluir

Free Blog Template by June Lily
Real Time Analytics